Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mitos e verdades: Acne

Oi meninas, hoje vim falar sobre alguns mitos e verdades da odiada acneTemida por muitas mulheres a acne além de trazer uma aparência desagradável para o rosto durante a adolescência e parte da vida adulta, pode deixar marcas por conta de suas cicatrizes.


Vou explicar -resumidamente- como a acne é formada nas mulheres: Os folículos, que são um espécie de bolsa que abriga os óvulos dentro dos ovários, produz doses de testosterona que é o hormônio masculino. Esse fenômeno, acaba por estimular as glândulas sebáceas na produção de gordura que é alimento para bactérias. O resultado disso são as infecções nos poros que formam as espinhas.

Agora vou falar alguns MITOS COMPROVADOS sobre o que causa ou não acnes:
  1. Chocolate- Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate, tenha relação com a acne. 
  2. Acne só existe na adolescênciaNormalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nesta época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas isso não significa que adultos não têm acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico. 
  3. Laxante ajuda na aparência da acneA função intestinal irregular não tem nenhuma relação com a acne. 
  4. O sol combate na acne- Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas. 
VERDADES:
  1. Ansiedade e estresse - A ansiedade e, principalmente, o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas. 
  2. Cosméticos em excesso - Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada.
  3. O clima - No verão o suor excessivo, associado ao uso de filtros solares, podem piorar a oleosidade da pele. 
  4. Medicamentos Há medicamentos que podem ajudar ao aparecimento. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros. 
  5. Hereditariedade - Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne. Então, se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema. 
  6. Exercício - Praticar exercícios físicos melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele. 
  7. Anticoncepcional provoca acne - Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, pois diminuem a captação do hormônio testosterona periférico (já citado á cima), junto aos receptores da glândula sebácea

4 comentários:

  1. a minha pele ela não tinha muita acne só de vez em quando porém ela era muito marcada quando eu tirava a espinha e ela melhorou bastante com um gel secativo da avon

    ResponderExcluir
  2. pqp deixei de comer chocolate atoa ? KKKKKKKKKKK

    http://enjoy-thing.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir